Os 9 itens fundamentais na hora de escolher a empresa ideal de MMN

Tempo de leitura: 7 minutos

A Empresa Ideal…

O Marketing Multinível ou Marketing de Rede é uma excelente alternativa de trabalho devido ao seu aspecto livre e meritocrático. O sistema tem crescido muito no Brasil e no mundo e mais e mais pessoas tem aderido a nova forma de trabalho. Porém, muitas pessoas tem muitas dúvidas na hora de escolher a empresa ideal para se trabalhar com MMN e acabam cometendo alguns erros e/ou escolhendo projetos equivocados.

Por isso, resolvemos fazer este artigo para te ajudar na hora de escolher a empresa ideal. Verifique alguns pontos principais na hora de escolher:

Produto/Serviço

Antes de entrar no impulso, verifique qual o produto ou serviço que a empresa comercializa.
Verifica se é um produto de qualidade e se tem boa aceitação no mercado, se tem boa saída.
Importante → Veja se a maior parte dos clientes são externos a empresa, ou seja, não são os próprios consultores. Um bom número é que 60% das vendas sejam feitas para clientes externos.
Outro fator importante sobre o produto/serviço é o preço. Veja se é competitivo com os concorrentes de mercado. Ainda sobre o preço, verifica qual o lucro para o consultor na revenda. Um bom número para venda direta é 100% de lucro.

Veja também a quantidade de produtos/serviços da empresa. Quanto mais itens, melhor. Aumenta a amplitude de trabalho.
Por fim, veja se há franquias , distribuidoras ou pontos de apoio dos produtos da empresa; esse pode ser um diferencial interessante.

Outro ponto é se o produto é inovador. Essa pode ser a chave para o sucesso.
Não é ‘obrigatório’ mas, certamente, seria um bom diferencial.

Processo Legal

A empresa é registrada? Tem CNPJ? Paga seus imposto em dia de acordo com as leis do país?
Tem um contrato válido? Esse item pode ser o diferencial na sua escolha.
A que órgãos ela está associada? (Anvisa, Abevd, CVM,…) Veja se os produtos precisam de algum órgão regulador específico.
Veja se tudo está OK em relação aos processos legais, esse pode ser o começo da escolha de uma boa empresa – e pode evitar que você entre numa furada.

Fábrica Própria

A empresa tem uma fábrica, indústria, galpão …ou algo do tipo que seja própria? Há evidências disso? As visitas são permitidas para os consultores? Esse é um fator importante para dar credibilidade ao negócio.
Como funciona a logística da empresa? Importante saber pelo menos a parte básica de compra e entrega dos produtos.
Qual o prazo de entrega? → Esse pode ser o detalhe para garantir a sua viabilidade.

Tem uma sede física? Qual o endereço? Pode visitá-la?

Se não for própria, essa terceirização funciona? Quais os riscos?

empresa ideal

Sistema / Plano de Marketing / Plano de Carreira

Como é o escritório virtual da empresa? O site é seguro? Os cálculos são feitos corretamente? Procure um feedback de alguém de confiança que já esteja dentro da empresa.

O pagamento é feito em dia ? Há histórico de atraso de pagamento? Com que frequência?
Existe ativação mensal ? Se sim, como funciona? Qual o valor?
Compare com as demais empresas do mercado. A ideia é gerar uma renda extra e até mudar de vida e não um custo extra.

Como é o plano de marketing? É factível? Como funciona o binário?
Falar sobre o binário dava um post extra, mas aqui vamos apenas resumir – verifica se o sistema de pagamento binário é sustentável; isso é muito importante.
Como funciona o bônus unilevel? Ele está vinculado diretamente a venda dos produtos/serviços?
Se não está, deveria estar…

Como é o plano de carreira? As graduações são possíveis? Verifica como as pessoas estão graduando antes de entrar na empresa. Se você tem uma pessoa há 1 ano em uma graduação primária e ela não consegue mudar de graduação, desconfie e verifica o motivo.

Suporte / Treinamento

Aqui você precisa verificar se a empresa oferece suporte (técnico) – Esse é um item obrigatório.
Verifica se há suporte online e se o suporte responde no prazo estabelecido.

A empresa oferece treinamento? Há um sistema de treinamento para alavancar os consultores? Há material disponível no site ou no escritório virtual para auxiliar? Há as APNs padrões para download? E demais materiais de marketing voltado para o produto/serviço da empresa?

O suporte é muito importante e esse pode ser o detalhe que diferencia uma empresa da outra na hora de ser mediana ou grande.

Diretoria da empresa

Os diretores são acessíveis? Estão disponíveis? Estão em evidência?
Eles mostram a cara e aparecem como responsáveis pelo projeto?
Qual o histórico e formação de cada diretor? São pessoas idôneas ?

Geralmente eles são a cara da empresa e sua trajetória pode passar algo sobre a proposta. Muitos colocam toda sua energia em seus projetos e vão passar a credibilidade necessária para passar positivamente por esta etapa da análise.

Tempo de Mercado

Quanto tempo a empresa tem de mercado?
Esse é um ponto diferencial em relação a expertise sobre sua proposta.

Quanto tempo a empresa tem de MMN ?
Essa pergunta é muito importante. Aqui verifica-se vários fatores como sustentabilidade do plano de marketing, aceitação das pessoas, ponto de saturação, etc…
PS: Uma pirâmide financeira (que é crime) geralmente quebra antes de 1 ano.

Outra pergunta que podemos fazer, e não vamos colocar como tópico, é: quantos consultores tem a empresa? 10mil, 100mil, 1milhão ???
Muitos falam sobre a saturação (também dava um outro post) das empresas de MMN. Isso é real, não é apenas um mito.
Nesse caso o timing aqui pode fazer toda diferença. Se todos os fatores investigados forem favoráveis, entrar no início pode ser a jogada certa para a verdadeira mudança de vida.

Local / Origem

A empresa é brasileira?
Se não, é de que país? Está de acordo com as leis de lá? Em quantos países está? Como funciona a logística? Há APNs em outros idiomas? Como funciona o sistema de cadastro e suporte para outros idiomas ?

Reclamações

Veja o que as pessoas estão falando sobre a empresa. É o famoso gatilho mental da prova social. As pessoas que estão dentro estão elogiando ou reclamando ? (Cuidado com o marketing falso – veja o que verdadeiramente estão achando)

Verifica o site de reclamações Reclame Aqui – e cuidado! Nem tudo o que está na internet é verdadeiro. Procura sempre fontes confiáveis.
Há muitos blogs, sites, páginas,… que escrevem o que querem de forma parcial promovendo ou difamando alguma empresa.
Procure sempre a imparcialidade.

Conclusão

Não existe empresa perfeita! Até porque não há ser humano perfeito e essas empresas são comandadas por pessoas passíveis de erro. Mas podemos buscar a empresa ideal para trabalhar o MMN e ter a oportunidade de mudar de vida.

Veja cada um destes itens com cuidado.
Se puder, faça uma lista com os prós e contras de cada empresa.
Assista as APNs, converse com os consultores de cada uma e tome sua decisão.

O seu perfil pode te falar muito em relação ao perfil da empresa.
É como se fosse um casamento. Veja se combinam.

Escolha, não demore, se posicionar na rede é muito importante e as oportunidades não ficam acenando para sempre.

Boa escolha e
SUCESSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *